top of page

Convidadas e convidados

(clique na imagem para acessar o Currículo Lattes, quando houver)

servletrecuperafoto.gif

ÉZIO ALVES DA SILVA JUNIOR

Doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre (2016) pela mesma instituição. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Participa do Núcleo de Psicologia Política e Movimentos Sociais da PUCSP (NUPMOS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: defesa de direitos, educação, psicologia social, comunidade, território, promoção e prevenção de saúde e processos grupais. Atualmente desempenha atividades voltadas para a defesa de direitos no Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico de Interlagos. Área de pesquisa e temas de interesse psicologia social, movimentos sociais, processos grupais, consciência política, comportamento político, ativismo digital e redes sociais.

23296509.jpg

ROBERTO ROMANO

Possui graduação em pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Filosofia - LÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales (1978). Atualmente é professor titular ms6 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Ética e Política, além de História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, democracia- ciência política, crise universitária, crise política, religião e universidade pública.

Ursula.jpg

ÚRSULA PERES

Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mestrado e doutorado em Economia  (FGV). Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas, Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Professora do Programa de Mestrado em Mudança Social e Participação Política. Pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole - CEM/USP. Pesquisa as áreas de Economia Política do Orçamento Público e Financiamento de Políticas Públicas, em especial nas áreas de Educação e Segurança Pública. Foi Diretora do Orçamento da Secretaria de Finanças do Município de São Paulo entre 2002 e 2003 e foi Secretária Adjunta de Planejamento do Município de São Paulo em 2013.

assedio-beatriz-brambilla.jpg

BEATRIZ BRAMBILLA

Psicóloga (CRP 06/98368). Mestre em Psicologia da Saúde. Doutoranda em Psicologia Social. Possui experiência na formulação, gestão e execução de Políticas Públicas. Desenvolve supervisão técnica de profissionais e entidades que atuam na interface com projetos sociais e políticas públicas. Possui experiência como docente atualmente é supervisora de estágios e docente da PUC SP. Possui interesse por Psicologia Social Comunitária, Psicologia Sócio-Histórica, Psicologia e Políticas Públicas, Feminismo e Marxismo. Atualmente é conselheira coordenadora do Centro de Referências Técnicas de Psicologia e Políticas Públicas e da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

WhatsApp Image 2019-04-10 at 13.15.10.jp

RAFAEL TAUIL

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/University of Bristol - UoB. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduado em Sociologia e Politica pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP. É professor na Escola Paulista de Direito - EPD e na Universidade São Judas Tadeu - USJT, integrando atualmente o quadro de pesquisadores do Laboratório de Política e Governo - LabPol (UNESP). 

Andre Singer.jpg

ANDRÉ SINGER

Professor Titular do Departamento de Ciência Política (DCP) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona desde 1990. Possui graduação em Ciências Sociais (1980) e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1986). É mestre (1993), doutor (1998) e livre-docente (2011) em Ciência Política pela USP. Foi secretário de Redação da Folha de S. Paulo (1987-88), Porta-voz da Presidência da República (2003-2007) e secretário de Imprensa da Presidência da República (2005-2007). Coordena o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic-FFLCH/USP). Lidera, juntamente com Bernardo Ricupero, o Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (CNPq). É colunista da Folha de S. Paulo. Tem experiência em Comportamento Eleitoral, Teoria Política Moderna e Classes Sociais na Política Brasileira Contemporânea, atuando nas áreas de comportamento político, problemas da democracia e análise de classe da politica brasileira. Autor de Esquerda e direita no eleitorado brasileiro (Edusp, 2000), Os sentidos do lulismo (Companhia das Letras, 2012 -- Prêmio Anpocs de melhor obra científica) e O lulismo em crise (Companhia das Letras, 2018), entre outros livros.

maxresdefault.jpg

EDISON NUNES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é prof. assistente doutor - Departamento de Política da FCS/PUCS-SP. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais urbanos, participação popular, maquiavel, filosofia política e democratização.

plinio-299x157.png

PLÍNIO ARRUDA DE SAMPAIO JR.

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (1979), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1994). É professor livre-docente do Instituto de Economia - Unicamp.

foto_LN_alta_resolução.jpg

LUIS NASSIF

Um dos mais conceituados jornalistas do país, Luis Nassif atua como palestrante, moderador de eventos de Economia, Política e Inovação e gravação de vídeos institucionais.
Com passagens pelos meios impresso e digital, é um dos poucos profissionais com a bagagem necessária para desvendar os cenários, as tendências e os panoramas do Brasil e do mundo quanto às oportunidades de negócios e investimentos.
Ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo, várias vezes premiado com o Prêmio Comunique-se como jornalista de economia da mídia impressa e digital, já integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, o Conselho de Economia da FIESP e foi finalista do Prêmio Jabuti de literatura. Considerado pela Fundação Nacional de Qualidade uma das pessoas que mais influenciou o tema de gestão no país. Foi membro do Conselho do INDG.
Entre os veículos que trabalhou estão o Jornal da Tarde, a Folha de S. Paulo, a TV Gazeta, Bandeirantes e TV Cultura.
O jornalista formou-se pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e é Diretor Superintendente da Agência Dinheiro Vivo, primeira empresa de informações eletrônicas do país.

image.png

PATRÍCIA BUENO

Possui mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), especialização em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional (2012) e em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), graduação em Direito pela Universidade Anhembi Morumbi (2012) e em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (2003). Atualmente é doutoranda em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

download.jpg

DENNIS DE OLIVEIRA

Professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA/USP. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa) na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, processos mediáticos e culturais, comunicação e recepção, processos mediáticos e jornalismo, mídia e racismo, e integração na América Latina. É coordenador do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação), vice-líder do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular) e membro do Neinb (Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro), todos da Universidade de São Paulo. É professor do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP e do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP. Atua como consultor em comunicação, educação e cultura em instituições públicas, particulares e organizações não governamentais.

WhatsApp Image 2019-05-02 at 10.43.54 AM

PAULO CRUZ

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de SP. Possui Licenciatura Plena em Filosofia, pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2011) e Processamento de Dados, pela UniSant'Anna (1998). Tem experiência na área de Filosofia, Teologia e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia, Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Introdução à Filosofia, Teologia (Ensino Religioso), Cinema, Educação, Ética, Estética, Platão, Aristóteles, C. S. Lewis e Eric Voegelin. Palestrante sobre racismo no Brasil. Professor Titular de Filosofia no Ensino Médio (SEE-SP).

images.jpg

BRUNA S. A. DANTAS

Foi bolsista PIBIC-CNPq entre 1999 e 2000, e concluiu em 2002 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Contando com o apoio do CNPq, produziu a dissertação de mestrado em Psicologia Social na PUC-SP entre os anos de 2004 e 2006. Em 2011, finalizou o doutorado no Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, para cuja realização obteve bolsa do CNPq entre os anos de 2007 e 2010. Fez estágio de doutoramento na Universidad Complutense de Madrid, onde estudou as relações entre religião e política. Participou como pesquisadora de um projeto de pesquisa, desenvolvido no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Trabalha na área da Psicologia Social Comunitária com intervenções psicossociais e pesquisa, numa perspectiva psicopolítica, as relações entre religião e política, os novos movimentos religiosos, o fenômeno da pentecostalização, os modos de produção da ideologia nas sociedades contemporâneas, os processos de conscientização e desideologização, as questões da naturalização e individualização dos problemas sociais.

WhatsApp Image 2019-03-20 at 15.01.53.jp

BRUNA SANTOS

Bruna Santos é Diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas, atuou como professora adjunta do mestrado global em Administração Pública da Universidade de Columbia e é Mestre em Administração Pública pela mesma Universidade.

Ana Pastore Schritzmeyer.jpg

ANA PASTORE

Graduada em Ciências Sociais e em Direito. Mestre e Doutora em Antropologia Social.  Professora do Departamento de Antropologia da USP. Coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR-USP) e atual secretária executiva da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Trabalha no campo da Antropologia do Direito, principalmente com os temas: tribunais do júri, jurisprudência e narrativas de violência, direitos humanos, demandas por reconhecimento de direitos, acesso à justiça, profissionais e profissões do direito, sistemas de justiça criminal e criminologia.  

32501192168_d4584d2d63_b.jpg

CAMILA ROCHA

Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com bacharelado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Atualmente é coordenadora da área de Ciências Sociais da rede de pesquisa Direitas, História e Memória e integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Estudo dos Estados Unidos. Tem experiência na área de sociologia política com especial interesse em temas relacionados a comportamento político e cultura política.

10171034_379301865545936_792775337034144

MÁRCIO FARIAS

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Mestre e Doutorando em Psicologia Social na PUC-SP. Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional do MuseuAfroBrasil. Professor convidado do Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) Eca/ USP. Membro do colegiado do Instituto Amma Psique e Negritude. Membro de Comissões de Avaliação de Ações Afirmativas em Concursos Públicos para a Fundação Carlos Chagas.Trabalhou como professor convidado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) Foi coordenador e docente do curso de extensão "Violência e Sociedade: Racismo como Estruturante da Sociedade e da Subjetividade do Povo Brasileiro (2017)" no Instituto Sedes Sapientiae. Foi coordenador e docente do Curso "AfroLatinoAmérica" no Centro de Formação da Ong Ação Educativa. Coordenou a equipe educativa da exposição "Pretatitude: Insurgências, emergências e afirmações na arte" no Sesc São Carlos. Foi parecerista de Projetos Culturais e Artísticos da Funarte. Palestrante e conferencista sobre relações raciais, participou do Simpósio "Afrodescendentes no Brasil: conquistas, desafios do presente e perspectivas para o futuro" como convidado pela Universidade Harvard, EUA. Organizou o livro: " Violência e Sociedade: Racismo como Estruturante da Sociedade e da Subjetividade do Povo Brasileiro(2018)" lançado pela Editora Escuta. Em pesquisa, desenvolve estudos sobre Pensamento social latino americano e relações raciais; Questão racial e lutas de classes na América Latina; Imigração negra em São Paulo e Buenos Aires.

WhatsApp Image 2019-05-09 at 1.51.07 PM.

JÉSSICA CERQUEIRA

Formada em Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo (2013) com foco em cultura e periferia. Atua como formadora e coordenadora do núcleo formação popular do Cursinho Popular no Rio Pequeno, Zona Oeste de São Paulo e foi coordenadora de Comunicação do Projeto NUFAC ? Núcleo de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra da Fundação Palmares na favela Monte Azul no Capão Redondo. Produziu o Agô ? Mostra de Arte Negra da Secretaria de Cultura através do Instituto Nação, faz parte do Anastácia Contemporânea, Adelinas Coletivo de Mulheres Pretas e é consultora na AfroeducAÇÃO.

bottom of page